PERGUNTA

Tenho as seguintes dúvidas, se me poderem ajudar, agradeço desde já.

Se, um contribuinte (sujeito passivo de iva), emitir 5 faturas, e for entregar as encomendas das referidas faturas, e se por qualquer motivo, uma das encomendas não for entregue, e vier para trás para o meu cliente no dia seguinte, voltar ao cliente para entregar a encomenda, qual deverá ser o documento de transporte, para acompanhar a mercadoria? A fatura emitida no dia anterior, serve?

Se o mesmo cliente, andar com amostras de mercadorias, a quando faz a visita aos clientes, para recolher as encomendas, e essas amostras irão servir para mostrar os produtos a comercializar, assim como, podem ser oferecidas aos clientes (1 ou 2 unidades) para poderem provar os mesmos, que documento de transporte ele deve acompanhar as amostras, e quando oferecer, que documento deve emitir?

Se o cliente, carregar a viatura com mercadorias, e for fazer vendas, pelos possíveis clientes, e fizer as entregas na hora, que documento emitir?

RESPOSTA

Colega a primeira etapa e conselho que lhe dou é que leia atentamente o regime de circulação de bens.

Agora por partes.
1ª situação, entrega com factura do dia anterior
            Deve emitir novo documento de transporte, qualquer que ele seja e fazer referencia á factura já emitida.
Atenção que quando não conseguiu entregar a mercadoria tem que emitir um documento de circulação para trazer a mercadoria de volta da casa do cliente para as instalações da empresa. a factura não serve.
2ª situação amostras
              Se são mesmo amostras tal como está definido no código não é necessário documento de transporte o problema é as amostras muitas vezes são um exemplar da mercadoria que depois vamos vender e isso não é uma amostra. Se for um desses artigos deverá fazer documento de transporte ou circulação em nome da propria empresa com a indicação que se trata de produtos para mostar aos clientes e não para venda, mas terá de fazer uma por dia.
3ª situação – venda a desconhecidos
             Quando carrega o carro faz um documento de circulação global, dirigido á propria empresa, á medida que vai vendendo vai emitindo facturas ou guias de remessa com referencia á guia global.
Espero ter ajudado
Advertisements