Precisava aqui de uma ajuda por favor:
– no final de 2010 aconta 73 (variação da produção) fica saldada, ou seja, sendo ela uma conta de resultados, vai “desaguar” na 81.
-sabemos que essa 73 = variação entre o s.i. e o s.f. da conta 34
-e que o saldo final acumulado na 73 = s.f. da 34.
A minha dúvida prende-se com a apresentação do Balanço e DR em Jan 2011:
– o s.f. da 34 vai ser diferente do valor acumulado na 73.
Sugerem algum movimento para o início de 2011 que me está a faltar para que a leitura das DF’s seja imediato…
RESPOSTA:
Vamos por partes:
O s.i. e os s.f. das contas de inventários de produção são movimentados através da conta 73.
O que não entendo é quando diz
“-e que o saldo final acumulado na 73 = s.f. da 34.”
primeiro o saldo é o saldo não é acumulado e depois nunca será igual ao saldo final da 34 uma vez que tem la dentro(73) o s.i. da 34 e/ou outros.
Balanço e DR
continuo a não entender o que quer dizer com o saldo da 34 ser diferente do acumulado da 73.
Caro Mário
A conta Variação da produção reflecte (73) a variação de stock de produtos acabados ou intermédios, logo a variação de um mês para o outro da conta respectiva de stocks de produtos acabados. Significando isto, que o saldo do mês tem estar reflectido este valor, certo?
Quando passamos de uma ano para o outro, a conta 34 de produtos acabados vem com saldo. Ao nível da conta 73 variação da produção como é que se deverá comportar?, penso que deverá vir com o saldo que veio do ano anterior uma vez que ela reflecte os movimentos da 34 (produtos acabados), mas em acumulado? apenas a variação do ano?
Por exemplo no mês de Abril o saldo da 34 é x, a variação no mês é y, mas em resultados o saldo acumulado da73 aAbril é x, ou apenas a variação do ano ou seja de Janeiro a Abril?
Obrigada
Respondendo á colega Cristina diria que essa verdade é apenas paa o primeiro ano.
Para a colega Mª Teresa,
1º parágrafo ok.
2º parágrafo a conta 73 é saldada no final de cada ano por contrapartida de resultados, logo não tem saldos de abertura.
Se usamos o sistema de inventário intermitente, faremos este movimento apenas no final do ano.
Se usarmos os sistema de inventário permanente, diria que mensalmente vamos saldando a conta 73 com entradas e saídas de saldos iniciais, porque mensalmente calcularemos a variação da produção em relação ao inicio desse ano.
Não sei se me fiz explicar.
Só para esclarecer:
Em sistema de inventário intermitente:
[1] Mensuração dos inventários finais com o auxílio da contabilidade de gestão.
[2] De seguida, é feita a movimentação do saldo inicial de PA da conta 34 para a conta 73 e também a movimentação do inventário final apurado em [1]. Reparem que nesta conta ficará apurado o valor da variação da produção de PA [saldo], Devedor se Inv. inicial > Inv. final [variação negativa] ou credor se Inv. inicial > Inv. final.
[3] O saldo final da 34 será equivalente ao valor do inv. no final do ano.
[4] No ano seguinte, voltar-se-á a fazer a mesma coisa. Estes moviemnto poderão ser mensais.
Em sistema de inventário permanente:
[1] Mensuração da produção realizada pela empresa [pela contabilidade de gestão] e registo imediato de entrada na conta 34 [débito] por contrapartida da conta 73.
[2] mensuração do custo dos produtos vendidos após cada venda e registo imediato de saída da conta 24, por contrapartida da conta 73.
[3] Em termos práticos, chegamos ao final do ano/mês e já não necessitamos de andara atransferir saldos da 34, porque´esta foi sendo permanentemente atualizada por todas as entras e saídas. Também a conta 73, já apresenta, por comparação entre a produção [CIPA] e o custo das vendas [CIPV], a variação da produção no período.
Uma pergunta: a conta 73 é uma conta de rendimentos?
Fernando Amaro
Obrigado pela sua colaboração.
Há um pequeno erro de gralha a dada altura em vez de conta 34 fala em 24 ms é um pormenor que se entende ser erro.
Quanto á pergunta a resposta é
Esta é uma conta de variação não se entende é porque saiu da classe de resultados e passa para uma classe de rendimentos.
Mas Eles lá devem saber.