Etiquetas

, ,

PERGUNTA:

Tenho aqui uma dúvida que tem dado muito que pensar !
 
Então é o seguinte, no meu trabalho, ao efectuar um pagamento, sai o talão, mas esse talão é só recibo, não serve de factura…
E quando me pedem factura,  o documento que sai diz “factura-recibo” , e está predefinido para sairem duas folhas iguais.
Houve um dia que disse a um colega para imprimir apenas uma, e ele disse-me que não, que eram necessárias as duas folhas ! (ambas iguais)
Para efeitos contabilisticos basta uma ou são mesmo as duas ? 
Para efeitos contabilisticos basta apenas uma, o que acontece é que são precisas duas, uma para a contabilidade e outra para efeitos de documento de transporte, mas como no vosso caso é tudo consumidor final não me parece que se aplique a questão do transporte.
Isto partindo do principio que fica uma cópia no vosso sistema, isto é o cliente leva uma e voces ficam com outra nem que seja em rolo.
Veja Artº 35 do CIVA   que no seu nº 4 diz  ” – Os documentos referidos nos números anteriores devem ser processados em duplicado, destinando-se o original ao cliente e a cópia ao arquivo do fornecedor.”
 Claro que quando precisamos de emitir também do documento de transporte temos de emitir 3, duas para o cliente (contabilidade e transporte) e outra para quem emite, 
 
E por vezes surge também uma outra situação, a primeira não imprime, e a segunda diz – duplicado -, esta serve na mesma ou tem de ser obrigatoriamente a original ? 
Aqui já não concordo, tem que ser o original.